top of page
Foto do escritorGilka Paiva

Primeira consulta ao ginecologista: vou ser examinada?

Medo de 10 em cada 10 meninas que nunca foram ao ginecologista: vou precisar tirar a roupa? Vou ser examinada? Como é esse exame?


Calma!! Ir ao ginecologista é um momento de cuidado, e não uma sessão de tortura! Mas vamos lá, minha missão por aqui é justificar porque você não precisa ter medo do ginecologista!


Na primeira consulta, seu médico irá te conhecer melhor: seus problemas de saúde, doenças da sua família, como é sua menstruação. Deixamos um tempo reservado para explicar melhor sobre seu corpo e responder a todas as suas dúvidas. Conversamos sobre métodos para evitar gravidez e prevenir doenças, e escolhemos a melhor opção em conjunto com você se esse for seu caso.


E o exame ginecológico? Só precisa ser feito na primeira consulta se você tiver algum sintoma - coceira, corrimento, cheiro forte, machucados... Se você não estiver sentindo nada, o exame pode ser feito no retorno, quando você estiver mais tranquila.


Pra que o ginecologista precisa te examinar? Mesmo nas meninas virgens, o exame nos ajuda a avaliar se o crescimento dos pelos e das mamas está adequado, se há alguma alteração na região íntima, além de ser um oportunidade de te explicar pra que serve cada partezinha dessa região do corpo tão secreta. Nas meninas que já tiveram relação sexual, podemos avaliar a secreção vaginal, o colo do útero e coletar exames para prevenção de câncer.


Muita coisa não é? Então não precisa ficar com medo se o ginecologista falar que precisa te examinar. Mas se você preferir, converse com seu médico para que o exame seja realizado em outro momento, na maioria das vezes não há problemas!


Dra. Giulia Paiva

Ginecologista e Obstetra

CRM-PB 11415 / CRM-SP 193705

4 visualizações0 comentário

Hozzászólások


bottom of page