Existem momentos na vida de uma menina que são marcantes: primeiros pelinhos, mamas crescendo, menstruação, primeiro amor. Pra enfrentar essas mudanças da melhor forma possível, nada como a ajuda de um profissional para dar orientações!
Pensando nisso, qual o momento ideal para a primeira consulta com o ginecologista?
Algumas mães acreditam que seja o momento em que a filha "vira mocinha". A primeira menstruação é um marco na vida da mulher, e além das orientações da própria mãe, uma conversa com o ginecologista pode ser muito importante. Podemos explicar como funciona o corpo da mulher, o que é a menstruação, dar dicas de cuidados nesse período, ajudar a aliviar as cólicas...
Quando não houve o primeiro contato nesse momento, algumas meninas procuram o ginecologista no período da primeira relação sexual. Às vezes vem acompanhadas da mãe, outras vezes sozinha, com uma amiga ou o namorado. É comum que essas meninas já estejam tendo relações desprotegidas, sem a devida orientação sobre como evitar gravidez e doenças.
Então qual seria o momento ideal? O ginecologista é o médico da mulher, que irá acompanhá-la desde a infância até ficar velhinha, por isso o quanto antes criarmos um vínculo e estabelecermos uma relação de confiança, melhor! Por isso, proponho que a primeira consulta seja um pouco antes da primeira menstruação, quando a menina começa a apresentar os primeiros sinais da puberdade. Nessa fase, podemos orientar sobre medidas de higiene, cuidados com o corpo, além de preparar para todas as mudanças que virão pela frente.
A partir desse primeiro contato, consultas de rotina anuais estreitarão os laços e deixarão essa menina segura pra procurar o ginecologista sempre que precisar! Aquele medo todo do ginecologista vai ser substituído por uma relação de amizade. Nada melhor do que uma amiga que guarda nossos segredos e ainda nos dá orientações seguras e confiáveis, não é?
Dra. Giulia Paiva
Ginecologista e Obstetra
CRM-PB 11415 / CRM-SP 193705
Comments