.
Sabemos que o assunto sexo é um dos temas mais privativos que as pessoas podem compartilhar de si. Porém, é no ambiente da consulta ginecológica onde as mulheres devem se sentir mais à vontade para conversar sobre isso e onde ela deve obter as informações mais imparciais e verdadeiras.
Todo o tabu e constrangimento que envolve a conversa sobre sexo deve ser superado na consulta ginecológica, pois as informações são importantes tanto para prevenção e diagnóstico de doenças, como também alívio e informação correta acerca de tudo o que envolve o sexo.
É preciso que a mulher entenda que o profissional que a escuta deve estar preparado para acolher sua realidade sexual, independentemente de valores, julgamentos ou qualquer crítica. Ao profissional, cabe avaliar, diante do que lhe é apresentado, quais as situações de risco, quais as melhores possibilidades de prevenção ou intervenção necessárias e apresentar à mulher informações que possam ajudá-la a ter uma vida mais plena e saudável.
Essa conversa é tão importante que não pode ser negligenciada. Muitos mal entendidos são geradores de sofrimento que perpetuam por muito tempo, às vezes, por toda a vida. Além disso, a desinformação, e o que é pior, a informação errada, expõe as mulheres a riscos desnecessários. São exemplos disso, idosas que encontram seus parceiros quando achavam que sexo já não era para idade delas, mulheres que passam anos achando que são sexualmente incompetentes porque não têm orgasmo na penetração vaginal; que estão protegidas de doenças sexualmente transmissíveis porque seus parceiros são doadores de sangue ou fazem exames de HIV regularmente; que não vão engravidar porque são portadoras de ovários policísticos, entre tantas outras falsas verdades que tornam as mulheres vulneráveis a consequências imprevisíveis de um comportamento sexual erroneamente cuidado.
São tantos mitos e tabus que são passados de geração a geração e que, ao longo dos tempos, são absorvidos como verdade. Por isso, é importante conversar com quem pode lhe explicar, à luz da ciência, o que é fato e o que é mito.
Muitos misturam suas próprias convicções e experiências pessoais como verdades absolutas, por isso é preciso questionar, avaliar e discutir sobre o assunto. O consultório de ginecologia, ao dispor um profissional preparado para essa conversa, associado ao rigor do sigilo médico, oferece o ambiente privativo que o tema merece.
É por todos esses argumentos, que alerto para que a mulher aproveite sua consulta ginecológica para falar de sexo e tirar suas dúvidas. Não omita suas verdades, questione, saia mais informada do que entrou e assim, a consulta valerá à pena.
Comments