Algumas notícias pela Internet falam do DIU de prata como a solução de todos os problemas! DIU sem hormônio, seguro, que não aumenta as cólicas nem o sangramento. Mas será que isso é verdade?
O DIU de cobre apresentou uma complicação em um pequeno grupo de mulheres: quando o cobre entrava em contato com o ambiente úmido do útero, ele se fragmentava, podendo causar uma irritação no útero maior que o esperado. Pra resolver esse problema, criaram o DIU de prata: um DIU que tem a maior parte de cobre e uma pequena quantidade de prata que foi adicionada para estabilizar o cobre.
Então se o DIU de prata tem menor fragmentação do cobre, será que ele causa menos cólicas e sangramento? Pensamos isso por um tempo (e algumas pessoas ainda pensam assim). Mas não foi isso que os estudos mostraram... Comparando mulheres com DIU de cobre e DIU de prata, o padrão de sangramento e a perda de sangue foi igual, e a intensidade das cólicas também.
O DIU de prata ainda perde do DIU de cobre em dois aspectos: é mais caro e só é eficaz por 5 anos. Mas isso não quer dizer que o DIU de prata é uma opção ruim! Só é importante entender que não podemos prometer menos cólicas ou sangramentos com esse DIU. Se essa é uma grande preocupação sua, prefira um DIU Hormonal (desde que você não tenha contra-indicações).
Quando o DIU de prata é uma boa opção:
⭕ Quem não se adaptou ao DIU de cobre ou tem muita cólicas e sangramento, mas tem contra-indicação ao DIU hormonal
⭕ Quem já teve fragmentação do DIU de cobre (raro)
⭕ Quem entendeu os reais benefícios do DIU de prata (menor fragmentação do cobre) e ainda prefere essa opção
Converse com sua ginecologista pra saber mais sobre os DIUs e definir a melhor opção pra você!
Dra. Giulia Paiva
Ginecologista e Obstetra
CRM-PB 11415 / CRM-SP 193705
Comentários